Setlist de 2 de Abril 2006


Joseph d'Anvers
Originally uploaded by Stuart Murdoch.

Les choses en face é o primeiro album de Joseph d'Anvers. Trabalho editado a 09 de Janeiro, regista um conjunto de temas que percorrem a pop e a chanson française do momento. Tendo como pares autores como Benjamin Biolay e Bastien Lallemant, do ponto de vista instrumental, Joseph acrescenta ao seu trabalho uma cuidadosa escrita, que encontra correspondência nas crónicas citadinas de Delerm. Tal como este último, Joseph elege os bairros mais pitorescos de Paris como o cenário para os seus pequenos relatos do dia a dia. Foi aliás, também em Paris, que Joseph começou por construir a sua carreira, dando concertos em pequenas salas e teatros, até que, em 2005, a publicação les Inrockuptibles publicou um artigo sobre este jovem singer songwriter, convidando-o a participar numa das suas compilações, levando a que Daniel Darc e Miossec, figuras maiores da chanson française, trabalhassem com Joseph posteriormente.

De França também nos chegam os Diving With Andy, trio formado por Juliette Paquereau, Remy Galichet e Julien Perraudeau. Desta vez, a chanson française fica de lado, convocando-se uma elegante pop que, por vezes, evoca o imaginário dos Saint Etienne e a voz de Sarah Cracknell. O album homónimo é o primeiro trabalho deste projecto que há bem pouco tempo saiu da faculdade. Os nomes de Stina Nordenstam e Cat Power são chamados à lista de influências, mas as tonalidades melancólicas escondem-se aqui por detrás de preciosos arranjos de cordas e de melodias bem primaveris.

Outro dos destaques deste Pop Dealer chega-nos da Escócia, dessa fonte inesgotável de pop e folk chamada Glasgow. O projecto intitula-se My Latest Novel, e apresenta-nos " Wolves ", o seu primeiro longa-duração. A rápida ascensão deste quinteto deve-se em parte à promoção da XFM, uma das mais conhecidas rádios britânicas, e de referências por parte dos Smog, The Dears e British Sea Power (tendo todos eles contado com os My Latest Novel a abrir os seus concertos em 2005). A sua sonoridade percorre o campo dos Belle & Sebastian (como se pode comprovar neste 'Pretty in panic'), os trabalhos dos The Delgados ou mesmo a sonoridade dos Arcade Fire. Reduzi-los a esta etiqueta seria porém algo injusto. Os My Latest Novel prometem muito mais do que isso.


01. Belle and Sebastian :: whiskey in the jar [The blues are still blue EP ; 2006]
02. My Latest Novel :: pretty in panic [ Wolves ; 2006]
03. Josh Rouse :: his majesty rides [Subtítulo ; 2006]
04. Diving With Andy :: manderley [Diving with Andy ; 2006]
05. Blur :: Miss America [Modern life is rubbish ; 1993]
06. The Fiery Furnaces :: the vietnamese telephone ministry [Bitter tea ; 2006]
07. Holden :: ce que je suis [Chevrotine ; 2006]
08. Vincent Delerm :: l'heure du thé [Un soir Boulevard Voltaire DVD ; 2003]
09. Joseph d'Anvers :: a contretemps [Les choses en face ; 2006]
10. AC Newman :: drink to me babe then [The slow wonder ; 2005]
11. The Jam :: burning sky [Extras ; 1996]

Até para a semana !