Setlist de 25 de Fevereiro 2006


Belle & Sebastian
Originally uploaded by Stuart Murdoch.

Após um par de semanas afastado deste blog, o Pop Dealer regressa no seu formato editorial. Com ele regressam também as novidades, com um particular destaque para o novo trabalho de Josh Rouse, e uma bem recente descoberta intitulada Somebody Still Loves You Boris Yeltsin. Este sugestivo nome foi escolhido por um colectivo oriundo de Springfield, Missouri. A sua sonoridade indie, reminescente de projectos como os The Shins ou os Olivia Tremor Control, fazem de " Broom ", o seu primeiro longa-duração, uma das propostas mais tentadoras destes primeiros meses de 2006. Basta aliás passar pelos primeiros acordes de 'Oregon girl' para que o imaginário de " Chutes too narrow " seja resgatado a 2003.

Chamam-se The Elected e convocam o imaginário pop de Blake Sennett. Em 14 faixas, o também vocalista do projecto Rilo Kiley, rodeou-se de Jason Boesel, Daniel Brummel e Mike Bloom, para gravar o segundo longa-duração deste seu projecto paralelo. Numa altura em que Jenny Lewis (e as suas Watson Twins) recebe críticas favoráveis de grande parte da imprensa norte americana, o seu companheiro de route nos Rilo Kiley, Blake Sennett consegue com os seus The Elected projectar a sua escrita pop para campos mais próximos do folk, feita de letras pitorescas, acompanhadas de banjos, teclados e guitarras acústicas, em melodias bem viciantes.

Já Josh Rouse, domicialiado agora em Valência, deixou para trás " Nashville ", para rumar a sonoridades bem mais solarengas e condizentes com o Mediterrâneo. De forma alguma abraçando tonalidades mais efervescentes, e mantendo-se num tom muito confessional, é notório no entanto um traço de conforto neste " Subtítulo " de 2006. As composições não parecem tão distantes e dispersas. As melodias, predominantemente acústicas, deixam irromper aqui e ali pequenos teclados. As letras de Josh Rouse fazem-se ouvir, e revelam-no ' em bons espíritos '. Destaque também para o single 'Quiet town'... Provavelmente uma das melhores músicas escritas pelo Sr. Rouse.

« I lived in cities where there is no solitude / and made some friends i hope i never loose / but for now i want to stay in this quiet town »

Na foto um registo bem recente da banda que me tem ilustrado os dias. Um pequeno tributo doméstico.

For the price of a cup of tea ...

01. Jens Lekman :: eureka [The radio sessions ; 2003]
02. The Elected :: would you come with me [Sun, sun, sun ; 2006]
03. Somebody Still Loves You Boris Yeltsin :: travel song [Broom ; 2006]
04. American Analog Set :: born on the cusp [Set free ; 2005]
05. Sufjan Stevens :: Jacksonville [KEXP radio session ; 2005]
06. Isobel Campbell & Mark Lanegan :: do you wanna come walk with me ? [Ballad of the broken seas ; 2006]
07. Belle & Sebastian :: Mornington Crescent [The life pursuit ; 2006]
08. Josh Rouse :: quiet town [Subtítulo ; 2006]
09. Aidan Smith :: alone askew [Fancy barrell ; 2005]
10. Supergrass :: late in the day [Supergrass ; 1999]
11. Pelle Carlberg :: when the mind suffers, the body cries out [Riverbank EP ; 2005]
12. El Perro del Mar :: talk about it [Look! It's El Perro del Mar ; 2005]

Até para a semana!