Pop Dealer de 08 de Novembro 2005


Isobel bearless
Originally uploaded by Stuart Murdoch.

Após a edição de Amorino em 2003, Isobel Campbell regressa com uma nova proposta, deixando de lado as tonalidades bossanova que marcaram o seu primeiro album de originais. Desta vez, na companhia de Mark Lanegan, a singer songwriter escocesa traz-nos Ballad of the broken seas, trabalho inspirado por sonoridades folk e marcado pela dualidade das vocalizações de Lanegan e Isobel. Se a voz do primeiro surge no seu habitual registo croonie e grave, a de Isobel permanece confessional e naif, recordando-nos os tempos de Is it wicked not to care. Autêntica pérola para os fiéis dos Belle & Sebastian (que se preparam para lançar também um novo album de originais em Janeiro), Ballad of the broken seas promete não deixar indiferentes todos aqueles que se movimentam nestas águas.

'Sing along with ...' é o terceiro album do projecto Acid House Kings, quarteto oriundo Suécia, que assenta nas composições de Niklas Angergard e na voz de Julia Lannerheim. Devendo a sua sonoridade a bandas como os Camera Obscura ou a Stuart Murdoch & companhia, os Acid House Kings conseguem por vezes regressar á pop livresca e algo folk de If you're feeling sinister, marcando desde já a agenda indie em finais de 2005.

Destaque ainda para o brilhante album de Jens Lekman, singer songwriter sueco que reservou desde já um lugar no Pop Dealer com Oh, you're so silent Jens! e At the dept. of forgotten songs, dois albuns editados este ano (o segundo através de download), que fazem aumentar o culto em redor deste rapaz que consegue combinar a poética de Morrissey e o olhar atento de Ray Davies. Jens Lekman, um nome a fixar!

01. Gorillaz :: last living souls [Demon detour ; 2005]
02. Jens Lekman :: Rocky Dennis farewell song [Oh you're so silent jens ; 2005]
03. Kings of Convenience :: misread [Riot on an empty street ; 2004]
04. Acid House Kings :: London School of Economics [Sing along with Acid House Kings ; 2005]
05. Belle & Sebastian :: Marx & Engels [Waking up to us ; 2001]
06. Acid House Kings :: that's because you drive me [Sing along with Acid House Kings ; 2005]
07. Nick Drake :: the thoughts of Mary Jane [Five leaves left ; 1969]
08. Dios Malos :: say anything [Dios (malos) ; 2005]
09. Jon Gaiser & Audrey McGewan :: God only knows [This we did last summer - a tribute to The Beach Boys ; 2003]
10. The Young Tradition :: California morning [Northern drive ; 2005]
11. Isobel Campbell & Mark Lanegan :: ramblin'man [Ballad of the broken seas ; 2005]
12. Supergrass :: low C. [Road to Rouen ; 2005]
13. Isobel Campbell :: circus is leaving town [Ballad of the broken seas ; 2005]

E penso que ficamos por aqui esta semana, poderia ainda falar dos The Young Tradition, também eles suecos, mas vou deixar essa viagem para o Interrail, onde a Inês lhes dará o merecido destaque.

Para a semana, Babyshambles e The Strokes passam por aqui!