Pop Dealer de 29 Outubro de 2005

Numa emissão ocasional de Pop Dealer negociaram-se preciosidades botânicas, um percurso com Inês Saraiva que explorou um nome perdido e achado da folk britânica.

Vashti Bunyan estudou numa escola de artes na década de 60 até ao dia em que foi expulsa por escrever demasiadas canções. Descoberta pelo manager dos Rolling Stones, é-lhe entregue uma canção deles a quem ela empresta a voz, "Somethings just stick in your mind", desiludindo-se com o resultado. Em 1968 ouve falar de uma comunidade de músicos que Donovan estava a criar na Isle of Skye. Com dinheiro emprestado por ele, compra uma carroça e um cavalo e segue com o namorado e o cão numa viagem que iria demorar quase dois anos e ao fim dos quais descobre que a tão falada "Camelot dos Artistas" se tinha entretanto evaporado. Pelo caminho ficou uma dúzia de canções da viagem que foram então gravadas em Londres com membros dos Fairport Convention, Incredible String Band, o compositor dos arranjos de cordas de Nick Drake, Robert Kirby, e o seu produtor Joe Boyd. O primeiro álbum "Just Another Diamond Day", no entanto, acabou por cair no esquecimento, fazendo Vashti desistir do mundo da música e desaparecer para uma quinta no norte da Irlanda onde criou família e encostou a guitarra. Mas com o passar dos anos foi-se criando uma aura de mito à volta do álbum que chegava a custar a rara quantia de £900. Reeditado em 2000, dá a Bunyan o dinheiro suficiente para comprar um Mac, microfone e mesa, experimentar texturas, regressar às paisagens sonoras.

Os ventos sopram em direcções imprevisíveis e, depois de em 2002 cantar no EP do guitarrista Piano Magic, é a sua voz que faz par com a de Devendra Banhart no aclamado "Rejoicing in the hands" em 2003, ano em que a convite de Stephen Malkmus, depois de 34 anos, sobe ao palco acompanhada por Kieran Hebden (Four Tet). De 1970 a 2005, uma vida inteira passou e é essa vida de retiro e entrega que é retratada no 2º álbum, "Lookaftering", produzido por Max Richter e onde colaboram Piano Magic, Devendra Banhart e amigos na guitarra ("Wayward", canção sobre as depressões domésticas de uma mãe de família campestre), Joana Newsom na harpa ("Against the sky" e "If I were"), Adam Pierce, i.e. Mice Parade (doação por email da textura de "Turning Backs", uma evocação a Nick Drake)... Ainda em 2005, Vashti Bunyan colabora com os Animal Collective no EP "The Prospect Hummer" explorando e experimentando novos contornos vocais. Este colectivo, que hoje paira pelo Bairro Alto lisboeta, acaba de lançar um dos mais imaginativos, perturbantes e arrebatadores discos do ano: "Feels".

Noutras paragens de Pop Dealer visitou-se o belíssimo trabalho de estreia da norueguesa Hanne Hukkelberg à base de estranhos objectos e instrumentos, Jana Hunter na compilação "Golden Apples of the Sun", Jolie Holland - outra andarilha perturbante - e Mick Harvey com o recente "One Man's Treasure". No fim, e porque todos temos heróis - Joni Mitchell, a inspiração da inglesa que acompanhámos nesta emissão. Para a semana, João Pedro Sousa é o dealer oficial de influências pop.

01.Bob Dylan - Girl from the North Country [The Free Wheelin' Bob Dylan 1963]
02.Vashti Bunyan - Somethings just stick in your mind [1965]
03.Donovan - Guinevere [Sunshine Superman 1967]
04.Vashti Bunyan - Diamond Day [Just Another Diamond Day 1970]
05.Vashti Bunyan - Where I like to stand [Just Another Diamond Day 1970]
06.Vashti Bunyan - Hebridean Sun [Just Another Diamond Day 1970]
07.Devendra Banhart & Vashti Bunyan - Rejoicing In The Hands [Rejoicing in the hands 2004]
08.Vashti Bunyan - Wayward [Lookaftering 2005]
09.Vashti Bunyan - Here before [Lookaftering 2005]
10.Donovan - Song of the Naturalist's Wife [A gift from a flower to a garden 1967]
11.Vashti Bunyan - Turning Backs [Lookaftering 2005]
12.Vashti Bunyan - If i Were [Lookaftering 2005]
13.Hanne Hukkelberg - Displaced [Little Things 2005]
14.Animal Collective & Vashti Bunyan - Prospect Hummer [Prospect Hummer EP 2005]
15.Animal Collective - Winters Love [Sung Tongs 2004]
16.Jana Hunter - Farm, CA [Golden Apples of the Sun 2004]
17.Jolie Holland - Sascha [Escondida 2004]
18.Joni Mitchell - Court And Spark [Court And Spark 1974]
19.Mick Harvey - Man without a Home [One Man's Treasure 2005]