Setlist de 13 de Julho

Pop Dealer : magazine semanal do universo indie pop, que abrange não só as novas propostas britânicas e norte-americanas, mas dá também relevo e um espaço muito próprio á emergente chanson française.

Pouco mais posso acrescentar a esta sinopse. O primeiro programa, do qual publico em seguida a setlist, traduz esta necessidade de divulgar as novas tendências, entrem elas em ruptura com o passado ou mergulhem no seu revivalismo.

Coube aos Architecture in Helsinkii abrirem as hostilidades. Este colectivo oriundo de Sidney já vai no seu segundo album de originais, editado á bem pouco tempo e intitulado «In case we die», album este que consolida a sua posição como uma das mais interessantes abordagens pop dos últimos tempos, um pouco na linha dos The Fiery Furnaces. Rumando aos EUA encontramos algumas propostas igualmente recentes e que despertaram a atenção da crítica : o primeiro album de Martha Wainwright materializa em estúdio a experiência adquirida da sua já longa lista de concertos ; de Brooklyn chegam-nos os Clap your hands say yeah, um quinteto comprometido com uma abordagem mais celebratória perante as tonalidades que encontramos em albuns dos Talking Heads e Arcade Fire ; de Chicago emerge Devin Davis, seguidor do legado deixado por Raymond Douglas Davies, o já lendário vocalista dos The Kinks.

Do lado de cá do Atlântico a cena musical francesa no ano de 2005 tem a marca da Tôt ou tard, editora que através de nomes como Vincent Delerm e Jeanne Cherhal, pautou o ritmo da chanson française neste último ano, e lança agora uma interessante proposta em formato de duplo album no qual se cruzam todos os autores do seu catálogo. Nomes como Thomas Fersen, François Audrain, Lhasa, JP Nataf, Bastien Lallement, Mathieu Boogaerts e os já citados Delerm e Cherhal, tornam-se obrigatórios quando hoje se fala da nouvelle chanson française. Porém existe vida para além da Tôt ou tard na cena musical francesa, e «Bye bye beauté» é a prova disso mesmo, segundo album de Coralie Clément, já sem a produção do seu irmão Benjamin Biolay, no qual participam convidados como Daniel Lorca dos Nada Surf.

01. Architecture in Helsinkii :::: rendez vouz Potrero Hill [In case we die ; 2005]
02. Andrew Bird :::: sovay [Andrew Bird & the mysterious production of eggs ; 2005]
03. The Boy Least Likely To :::: my tiger my heart [The best party ever ; 2005]
04. Coralie Clément :::: mais pourtant {feat. Daniel Lorca} [Bye bye beauté ; 2005]
05. Jeanne Cherhal & Thomas Fersen :::: la barmaid [Tôt ou tard ; 2005]
06. Bastien Lallement :::: Madame Liste [Les érotiques ; 2005]
07. Vincent Delerm & Mathieu Boogaerts :::: na na na [Tôt ou tard ; 2005]
08. Stina Nordenstam :::: on falling [The world is saved ; 2005]
09. Martha Wainwright :::: tv show [Martha Wainwright ; 2005]
10. Ben Gibbard & Andrew Kenny :::: Carolina [Home ; 2004]
11. The Decemberists :::: this sporting life [Picaresque ; 2005]
12. Clap Your Hands Say Yeah :::: my yellow country teeth [CYHSY ; 2005]
13. Devin Davis :::: paratrooppers amnesia [Lonely people of the world unite! ; 2005]

Até para a semana !

- Pedro Sousa