Pop Dealer de 27 de Julho de 2005


Gruff Rhys
Originally uploaded by AdamGreen.

Terceira edição do Pop Dealer. Deixei hoje os chatos dos franceses num canto do estúdio e optei por esse feudo da pop chamado País de Gales. Tudo isto, confesso, motivado pelos senhores da foto do lado : chamam-se Super Furry Animals e são hoje uma das bandas de relevância maior na Premier league da pop alternativa. Liderados por Gruff Rhys, trazem-nos mais uma vez uma indie pop desconcertante, com a sumptuosidade de grandes coros, elementos electrónicos sem nunca perder de vista o factor " Brian Wilson ". Tudo isto resulta numa textura sonora que nos remete para os seus trabalhos anteriores; uma continuidade saudável a destes Super Furry Animals. O seu novo trabalho é um grande album na minha opinião; daqueles que numa segunda audição já nos apanham desprevenidos a cantar um ou outro refrão. E isto é estranho pois os albuns dos Super Furry são tendecialmente dificeis, porque a estrutura dos temas nunca se perde no facilitismo do tema pop de 4 minutos... Love kraft é uma montanha russa pop, na qual rapidamente subimos de uma sonoridade acustica para orquestrações que encontramos num qualquer album dos Poliphonic Spree. Love kraft tem um dos melhores singles dos Super Furry até á data, que se dá pelo nome de Zoom! ... Love Kraft tem um tema chamado Oi frango! ... Tem la la la's viciantes em The horn ... Love kraft resume o melhor desta banda!

Destaque ainda para mais dois projectos oriundos de Cardiff: os já habituais Gorky's Zygothic Mynci, que a par dos SFA marcam decisivamente o espectro mais alternativo da indie pop britânica, e Cerys Matthews {ex-Catatonia} cujo primeiro album, Cockahoop de 2003, apesar de ter passado despercebido merece umas quantas audições.

Do País de Gales subimos até á Escócia onde revisitámos o album dear catastrophe waitress dos Belle & Sebastian que já se encontram em processo de gravação do novo album de originais. Realce ainda para o projecto Aberfeldy, mais uma banda da inesgotável fonte que é a indie pop escocesa.

Do outro lado do Atlântico reencontrámos Andrew Bird e os The Decemberists, que ainda á bem pouco tempo actuaram no Intonation Festival em Chicago, um verdadeiro evento indie no parque municipal desta cidade do Illinois.

01. Gorky's Zygothic Mynci :: moon beats yellow [Introducing.. ; 1996]
02. Super Furry Animals :: zoom! [Love kraft ; 2005]
03. Gruff Rhys :: caerffosiarth {sewage city} [Yr atal genhedlaeth ; 2005]
04. Cerys Matthews :: arglwydd dyma fi [Cockahoop ; 2003]
05. Aberfeldy :: summer's gone [Young forever ; 2004]
06. Belle & Sebastian :: step into my office baby [Dear catastrophe waitress ; 2004]
07. The Thrills :: plans [So much for the city ; 2003]
08. Andrew Bird :: a nervous tic motion of the head to the left [Andrew Bird & the mysterious production of eggs ; 2005]
09. The Decemberists :: sixteen military wives [Picaresque ; 2005]
10. The Jim Yoshii Pile Up ::a toast for the happy couple [Picks us again ; 2005]
11. Super Furry Animals :: the horn [Love kraft ; 2005]

Aquele abraço!

Pedro Sousa